SOBRE A CONFERÊNCIA



XV CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE FOLKCOMUNICAÇÃO (FOLKCOM 2012), a ser realizada de 06 a 08 de junho de 2012, em Campina Grande (PB), com tema central Festas juninas na era digital: da roça à rede. abertura do evento será feita por Cláudia Sousa Leitão (Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura - MinC). O Folkcom 2012 contará ainda com a participação dos conferencistas José Marques de Melo (Diretor da Cátedra Unesco/Umesp de Comunicação), Antonio Carlos Hohlfeldt (Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação - Intercom). A programação seguirá com mesas redondas e palestras com Joseph D. Straubhaar (Universidade do Texas, Estados Unidos), Alberto Pena Rodríguez (Universidade de Vigo, Espanha) e Carlos Nogueira, Lucília José Justino e Luis Humberto Marcos, estes últimos de universidades portuguesas.
A I Conferência Brasileira de Folkcomunicação – Folkcom – foi realizada em 1998 no âmbito da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, com sede na Universidade Metodista de São Paulo - UMESP.
De forma itinerante e compreendendo as várias regiões do país, a Conferência tem sido responsável por formar uma nova geração de pesquisadores em torno da Folkcomunicação e divulgar o pensamento de Beltrão para milhares de estudantes de graduação e pós-graduação.
Promovida anualmente pela Rede Folkcom, que reúne dezenas de pesquisadores da Folkcomunicação no Brasil e no mundo. “Neste ano, o Folkcom e o Seminário Os Festejos Juninos irão estar unidos e concentrar, em um único local e período, professores, estudantes, profissionais e outros segmentos da sociedade, preocupados em discutir a evolução da comunicação acerca das festas de São João, desde suas origens até a divulgação multimidiática via rede mundial de computadores”, afirma o presidente da Rede Folkcom Marcelo Pires de Oliveira.

IX Seminário Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular
Este ano, o Seminário será realizado conjuntamente com a XV Conferência Brasileira de Folkcomunicação - Folkcom 2012 - que terá como foco o tema: “Festas Juninas na Era Digital: da Roça à Rede”.
Realizado desde 2004 pelo Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o evento acontece anualmente durante o Maior São João do Mundo. Nas oito edições, o Seminário desenvolveu uma série de atividades, incluindo oficinas, mesas redondas e exposição de trabalhos, que trataram das festas populares e da economia da cultura com a Folkcomunicação, cultura popular, Educomunicação, turismo, desenvolvimento local e regional. A criação do Seminário foi a forma encontrada pelos organizadores do evento para uma maior valorização dos inúmeros estudos, projetos e pesquisas desenvolvidos por professores e pesquisadores das universidades, e fundações localizadas na região Nordeste, possibilitando o surgimento de novos caminhos teóricos e metodológicos para os segmentos interessados nos temas culturais no contexto nordestino, que dessa forma já integra a programação do São João de Campina Grande (PB).
O Seminário “Os Festejos Juninos no Contexto da Folkcomunicação e da Cultura Popular”, destaca-se como o evento acadêmico-científico de abrangência regional mais importante realizado durante o “Maior São João do Mundo”, em Campina Grande. Promovido pelo Grupo de Pesquisa e Programa de Extensão Comunicação, Cultura e Desenvolvimento do Departamento de Comunicação Social da Universidade Estadual da Paraíba, o seminário tem por objetivo analisar as mudanças que afetam as manifestações da cultura popular, com ênfase nos festejos juninos no Nordeste brasileiro, e reúne pesquisadores da Folkcomunicação e outras áreas das ciências humanas e sociais.
Desde 2004, o evento vem possibilitando um elevado nível de reflexão sobre a temática das festas populares, em função dos novos cenários vivenciados pela globalização, do acentuado processo de urbanização e das novas formas de sociabilidade concebidas pelo avanço das tecnologias de informação e comunicação. Uma das preocupações centrais do evento tem sido, justamente, oportunizar aos pesquisadores, gestores públicos, agentes culturais, profissionais de comunicação e outros segmentos da sociedade, em plena efervescência dos festejos juninos, o debate crítico e aprofundado das dinâmicas econômicas, políticas e sociais que interferem sobre os processos de resistência e sobrevivência das tradições locais em meio e contraponto ao movimento de mundialização da cultura.

A Rede Folckcom
Criada em 2004, por iniciativa da Cátedra Unesco, a Rede Folckcom é hoje uma importante instituição científica, com afiliados em todo o Brasil e é a responsável pela organização nacional das conferências com o apoio da Cátedra Unesco de Comunicação para o Desenvolvimento Regional, com sede em São Paulo, tendo como presidente de honra o Professor José Marques de Melo e o presidente prof. Dr. Marcelo Pires de Oliveira da Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, BA. 

0 comentários: